Pular para o conteúdo

Pós-Graduação

Engenharia, produção e construção 

Pós-Graduação em Arquitetura de Interiores e Lighting Design

Modalidade: EAD

SEU SUCESSO COMEÇA AQUI

Pós-Graduação em 
ARQUITETURA DE INTERIORES E LIGHTING DESIGN

♦ 100% EAD
♦ Reconhecido pelo MEC
♦ Aplicativo educacional
♦ Download para estudo offline
♦ Material em vídeo, pdf e infográfico
♦ Flexibilidade na rotina de estudos

De: 406,18

A parti de:

R$340,92

Mensais

Objetivo do Curso

O curso busca fornecer conhecimentos aprofundados sobre os princípios e técnicas do design de interiores, bem como sobre a aplicação adequada de sistemas de iluminação para criar ambientes harmoniosos e funcionais.

Público-Alvo

Profissionais graduados em Arquitetura, Design de Interiores, Engenharia Civil ou áreas afins que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades na área.

Área de atuação

O profissional formado pode atuar como arquiteto de interiores, projetando e supervisionando a execução de espaços residenciais, comerciais e corporativos.

Programa do Curso

  • “A cor é o elemento compositivo que preenche as formas e é capaz de representar emoções e pensamentos. Ela nos leva a realizar associações que nos fazem reagir a objetos, designs e espaços coloridos. Você vai estudar a teoria, suas classificações e combinações, além das aplicações de cor na prática e em projetos de arquitetura.”

  • A acessibilidade, de modo geral, é um tema muito discutido atualmente. Tem-se uma ideia equivocada de que a elaboração de ambientes e rotas acessíveis é destinada apenas aos portadores de deficiências. Muitos desconhecem ou não pensaram na possibilidade de que eles mesmos podem ter sua mobilidade reduzida temporariamente com o uso cadeira de rodas, por exemplo, ao quebrar uma perna, ou definitivamente, com o passar dos anos e o acometimento de alguma doença em função da velhice. Portanto, todos nós somos ou seremos usuários de ambientes ou rotas acessíveis.
  • “O designer de interiores, com o planejamento do layout do mobiliário e da ornamentação, pode, não somente modificar, mas melhorar o espaço. Nesse processo de criação, os desenhos têm um papel importante, pois guiam o desenvolvimento de uma ideia, desde o conceito, passando pela proposta até a realidade construída. A representação gráfica acompanha as diferentes etapas do planejamento de um espaço. Você verá as formas de representação gráfica utilizadas no design de interiores, identificando os padrões de representação, a partir de exemplos de projetos de interiores.”

“Você sabia que um projeto de interiores pode ser resolvido de maneira mais fácil e rápida por meio do uso de uma metodologia projetual? Pois é, utilizando essa metodologia, o projeto vai seguir as fases de análise, síntese e avaliação, as quais compreendem, primeiramente, a coleta de dados sobre o projeto, a proposta e o lançamento das ideias, assim como a sua avaliação para definir se a proposta está satisfatória ou não. Você verá o que é a metodologia projetual, a sua importância e as vantagens em utilizá-la. Além disso, conhecerá um esquema detalhado das etapas para criar projetos de interiores residenciais com mais facilidade.”
  • “A criatividade se dá pela necessidade de resolver problemas de maneira inovadora, e essa é a principal atividade do designer. Lembre-se: desenvolver projetos criativos de mobiliários requer que um repertório de informações e experiências sejam rearranjados de forma a gerar novas possibilidades. Tudo isso pode ser refletido pela estrutura formal do mobiliário, pela funcionalidade ou ainda pelo uso de matérias-primas diferenciadas, entre tantas outras maneiras de recombinar informações. Você verá que para conseguir esse resultado, a criatividade deve se aliar à capacidade de percepção formal e espacial, de modo a estimular o avanço das habilidades projetuais no desenvolvimento de projetos mobiliários, sejam eles para espaços residenciais ou comerciais, objetivando uma melhora contínua. Além disso, irá conhecer alguns exemplos de projetos criativos de mobiliário. Por fim, saberá como exercitar a percepção espacial, formal e criativa por meio desses projetos.”

  • O Projeto Arquitetônico consiste no processo de concepção e elaboração de uma proposta para a construção de uma edificação. Para expressar as características desse projeto, se utiliza a representação gráfica através do desenho arquitetônico, que pode ser desenvolvido à mão ou através de softwares de desenho. Todas as informações importantes referentes ao projeto deverão estar representadas no conjunto de elementos de desenho arquitetônico, que será a forma de comunicação entre o arquiteto e os demais profissionais envolvidos no projeto ou na execução da obra.

“A Arquitetura e o Urbanismo são áreas que se preocupam com a organização das edificações e das cidades. São consideradas bastante complexas, pois precisam trabalhar sob a ótica de diversos aspectos que influenciam as decisões para que o espaço urbano e as construções se tornem adequados aos seus usuários. Você verá a definição de Arquitetura e Urbanismo, percebendo essas áreas como fundamentais para as necessidades do ser humano. Além disso, compreenderá a história da Arquitetura e do Urbanismo.

“A arquitetura moderna brasileira foi uma das primeiras e mais importantes expressões regionais da arquitetura moderna no mundo, criando novos procedimentos e revelando personalidades, como Niemeyer, para o resto do planeta. O Modernismo produzido no Brasil na primeira metade do século XX trouxe inovações de procedimento ​e de forma, transformando a prática arquitetônica ao redor do mundo.”

“No mundo contemporâneo, as expressões de estilos e tendências assumem ecos internacionais, mediados por exposições, salões, feiras, publicações e pela própria velocidade dos meios digitais. Essas tendências globais são assimiladas e adaptadas por profissionais do mundo inteiro, que a elas associam os traços de suas culturas e identidades locais. Na arquitetura de interiores, as macrotendências impulsionam novas tecnologias para conceber e executar os projetos, cada vez mais inovadores e conectados com as demandas dos indivíduos do século XXI. O material evidencia as principais orientações da atualidade para o design por meio de aspectos generalizantes e pontuais, como os materiais em alta, sua adequada aplicação e suas potencialidades nas ambientações. Na atualidade, o bem-estar está associado ao estilo de vida, portanto, o habitar torna-se um aspecto do cotidiano responsável por uma significativa parcela do que é chamado de qualidade de vida. “

A arquitetura e urbanismo oferece um amplo leque de áreas de atuação ao profissional: acessibilidade, prevenção e proteção de incêndio, a plataforma digital BIM e patrimônio cultural são alguns exemplos de especialidades promissoras no mercado. Para atuar, o profissional deve obter o registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), instituição criada em 2010 pela Lei Nº 12.378 que regulamenta o exercício da profissão no país. Nesta Unidade de Aprendizagem, você tomará conhecimento das principais áreas de atuação e o que é esperado do arquiteto e urbanista no desempenho de suas funções nesses novos cenários do mercado atual.

“Desde o desenvolvimento dos programas voltados à representação gráfica por computador, chamados também ao que denominamos de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), muito se ouve falar em desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas. Com isto, surgem novos softwares e também atualizações constantes dos já consagrados no mercado. A maneira de projetar também mudou. Reduzimos o tempo, aumentamos a quantidade de trabalhos, otimizando nosso cotidiano profissional, a medida que o mercado também tornou-se mais exigente.”

Você sabia que, desde os primórdios, o ser humano se expressa através da arte? Uma das primeiras manifestações disso foi a construção de abrigos, cabanas e monumentos, materializando a intervenção humana no ambiente. Com o passar do tempo fomos intensificando essa intervenção e agregando elementos estéticos mais complexos, e há muito podemos constatar a evolução da relação da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo com a arte. Nesta Unidade de Aprendizagem, você vai conhecer essa evolução, desde os primórdios até a Antiguidade Clássica.