Segunda Licenciatura
Cursos
Artes Visuais
Objetivo
Formar profissionais habilitados para produção, pesquisa, crítica e ensino das Artes Visuais na educação básica e profissional, voltada para o desenvolvimento de percepção, reflexão e do potencial criativo dentro da especificidade do pensamento visual. O arte educador promove, por meio de sólida formação teórico-prática, o desenvolvimento social, ampliando os contatos com várias culturas e oferecendo acesso à produção das diversas linguagens visuais do mundo. Após os estudos, os licenciados são capazes de estimular o pensamento criativo para os mais diversos caminhos.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura.
O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular!
A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Área de Atuação
O licenciado em Artes Visuais pode atuar na docência nos segmentos de ensino público e privado, nos ensinos fundamental e médio bem como em cursos livres. Existem também boas oportunidades para atuar em museus, ONGs (Organizações não-governamentais) e instituições culturais, organizando exposições, mostras e eventos.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Currículos e Desafios Contemporâneos
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
Desenho Artístico
Teoria da Imagem
Estética e História da Arte
Metodologia do Ensino das Linguagens Artísticas
História da Arte
Ciências Biológicas
Objetivo
O curso de Segunda Licenciatura em Ciências Biológicas tem como objetivo garantir ao licenciado uma formação sólida e ampla, baseada na integração entre as áreas da Ciências Biológicas, com competências, habilidades e posturas que permitem ao professor, aqui formado, plena atuação no ensino, na pesquisa e na extensão.
Público – Alvo
Destinada a pessoas com perfil para docência e pesquisa no ensino de Ciências Biológicas.
Área de Atuação
Docente das disciplinas de ciências no Ensino Fundamental, e biologia no Ensino Médio da Educação Básica; produção de materiais didáticos para o ensino; atuação em espaços não formais de ensino como museus, centros de ciências, parques, jardins botânicos, herbários; atividades de divulgação científica.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Fundamentos de Biologia celular e molecular
Princípios de Zoologia, Botânica, Microbiologia e Micologia
Fundamentos e Princípios de Ecologia
Princípios e fundamentos de ciências exatas e da terra
Ensino de Ciências e Biologia na Educação Básica
Ciências Sociais
Objetivo
Capacita o profissional para atuar em escolas no Ensino Fundamental e Médio, lecionando desde a origem do conhecimento até o funcionamento das sociedades e culturas humanas.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
O curso de Segunda Licenciatura abre um leque de oportunidades, o formado na segunda graduação em Ciências Sociais (Sociologia) pode atuar como docente nos ensinos Fundamental e Médio em escolas das redes
pública e privada. Também pode aplicar seus conhecimentos para propor soluções de problemas nas áreas de educação, saúde e violência urbana, bem como no desenvolvimento de políticas de gestão do patrimônio cultural e em assessoria a projetos de instituições públicas e privadas, em museus, órgãos de preservação de documentos, institutos de pesquisa e planejamento.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Teorias clássicas da antropologia, ciência política e sociologia
Formação cultural do Brasil
Pensamento Social e Político Brasileiro
Temas Contemporâneos de Ciências Sociais
Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica
Educação Especial
Objetivo
A educação especial contempla o direito de que pessoas com deficiência (física/ mental/ visual e pessoas com surdez), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham acesso ao ensino regular. É o objetivo principal da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que defende a ampla participação e aprendizagem desse público-alvo, em todos os níveis. E esse é o objetivo do curso, formar educadores que tenham uma formação específica e saibam identificar pontos fortes desses alunos, seus estilos de aprendizagem, níveis de motivação, bem como interesses e necessidades sociais.
Esta licenciatura fornece a você ferramentas necessárias ao ensino-aprendizagem em prol da inclusão e autonomia dessas pessoas em todas as áreas da sociedade.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do
conhecimento,que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
O profissional formado pelo Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial atuará na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino básico, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, atuando de forma transversal nos diferentes níveis de ensino.
Poderá atuar também em serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, em parceria com os professores da classe comum, sob a forma de ensino colaborativo e orientações pedagógicas; na docência em instituições de ensino especial; atuar junto a equipes de ensino comum e/ou especial, em serviços de consultoria colaborativa; ou ainda na gestão escolar na instituição de ensino especial; em serviços de apoio pedagógico especializado, ofertados em classes hospitalares, nos serviços de ensino itinerante, nos serviços de ensino domiciliar.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Multiculturalismo: Diferença, Diversidade e Identidade
Educação em Direitos Humanos
Organização e gestão de espaços escolares inclusivos
Fundamentos Teóricos e Legais de Educação Inclusiva
Práticas Educativas Inclusivas
Educação Física
Objetivo
Formar o licenciado para o trabalho docente, por meio do domínio da natureza do conhecimento científico específico, sua produção e difusão, além de promover formação teórica e prática, com vistas à formação do profissional participativo na sociedade, preparando-o para ministrar aulas.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura.
O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular!
Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Área de Atuação
A principal área de atuação para os licenciados é o ensino, onde poderá atuar tanto em escolas públicas como privadas ou escolas esportivas, por exemplo, escolinhas de futebol e natação.
No ambiente escolar, há uma variedade de opções. As aulas podem ser ministradas tanto para educação infantil e fundamental I e II, como para o ensino médio e EJA (educação de jovens e adultos). Dentro das escolas você também poderá elaborar aulas para educação especial. Nos demais institutos esportivos, você poderá ensinar crianças, jovens, adultos e idosos.
Além do ensino, o licenciado em Educação Física pode seguir a carreira de pesquisador e atuar em universidades ou instituições de pesquisas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículos e Desafios Contemporâneo são da Aprendizagem
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
Fundamentos Históricos da Educação Física e Esporte
Prática Profissional do Educador Físico
Psicomotricidade e Desenvolvimento
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Educação Física
Fisiologia do Exercício
Filosofia
Objetivo
A filosofia tem perguntas e respostas tão amplas quanto seu conhecimento. Serve tanto para compreender a existência dos homens, como para liberar seu potencial criativo ou buscar condições ao desenvolvimento sustentável e da paz. Este curso é dirigido a profissionais egressos de outras licenciaturas que desejam ampliar
sua formação e multiplicar as possibilidades de sucesso na carreira.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura Plena. O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura.
Área de Atuação
Ao concluir o curso, o aluno receberá o título de Licenciado em Filosofia, podendo atuar em diferentes áreas da educação, formal e não formal e na Educação Básica, atuando como docente nos anos iniciais e finais do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e no ensino médio de instituições públicas e privadas.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Filosofia da Língua e Estética
História da Filosofia Antiga e Medieval
História da Filosofia Moderna e Contemporânea
Teorias do Conhecimento
Filosofia Política e Ética
Física
Objetivo
O objetivo do Curso é formar educadores capacitados, apoiados em uma base sólida e atualizada de conhecimentos, a desenvolverem de forma pedagogicamente consistente, o ensino-aprendizagem da física clássica e contemporânea, valorizando a sua interação com as ciências afins, motivando atitude investigativa, empreendedora e de respeito aos valores éticos. Considerando que pequenas situações em nosso cotidiano é correlacionado a Física e essa uma das notáveis razões para valorizar esse curso. A Física se potencializou com o objetivo de esclarecer os fenômenos da natureza e nada mais é que a ciência que estuda as relações entre a matéria e a energia e as leis do universo, entre diversos outros assuntos.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
O Licenciado em Física poderá atuar em instituições públicas ou privadas no ensino fundamental, médio, profissionalizante, técnico e em cursinhos preparatórios para vestibular e concursos.
Outra possibilidade é atuar na área de desenvolvimento de materiais didáticos, tais quais livros, apostilas, vídeos entre outros.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Introdução ao Cálculo
Física Moderna e Contemporânea
Física Termodinâmica e Ondulatória
Geometria Analítica e Cálculo Vetorial
Física Elétrica e Eletromagnetismo
Geografia
Objetivo
O curso, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Geografia, proporciona aos seus acadêmicos o conhecimento sobre o espaço geográfico e as relações que ocorrem sobre este, além de enfatizar o papel social do educador, implicando na transmissão dos saberes geográficos e na contribuição que a aprendizagem da Geografia pode oferecer para o exercício da cidadania.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
O licenciado em Geografia estará apto a atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, em escolas públicas e privadas. Sua atuação no Ensino Superior é possível mediante a continuidade de seus estudos em cursos de pós-graduação. Atualmente, a atuação dos docentes vem ganhando força em áreas como a produção e análise de materiais pedagógicos (como apostilas, livros didáticos e paradidáticos), bem como trabalhar em consultorias, cursos pré-vestibulares, editoras e outras instituições que requerem o conhecimento geográfico.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Cartografia
Geomorfologia
Biogeografia
Geologia
Geografia da População
História
Objetivo
Possibilita uma ampliação de sua atuação profissional, ao proporcionar mais uma disciplina com o qual o licenciado poderá trabalhar no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O curso possibilita aos acadêmicos uma sólida formação nos conteúdos de História que os profissionais lidam cotidianamente nas escolas, como a História Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, a História do Brasil e da América, além de uma noção introdutória sobre Historiografia.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
A área de atuação inclui a possibilidade de atuar em instituições públicas e privadas de ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos e em cursos pré-vestibulares. Fora da sala de aula, o mercado de trabalho também é bem amplo:
Museus;
ONGs;
Empresas privadas;
Órgãos do setor público;
Setor editorial;
Mercado da produção cultural, que envolve TV, web, cinema, teatro, turismo, bibliotecas e centros culturais.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Teorias da História
História da Filosofia Antiga e Medieval
História da Filosofia Moderna e Contemporânea
Metodologia do Ensino de História
Filosofia Política e Ética
Letras – Inglês
Objetivo
O curso de Licenciatura em Letras – Inglês tem como objetivo a formação do profissional para atuar como docente no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além disso, o licenciado em Letras – Inglês terá a capacidade de ampliar as relações de comunicação no aspecto cultural e no mundo dos negócios, sem se esquecer, no tocante à formação, de contribuir com as percepções literárias e culturais inglesa e americana.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura.
O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular!
A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Área de Atuação
A Segunda Licenciatura em Letras – Inglês, possibilita a atuação como professor nos anos finais do Ensino Fundamental, no Médio e no Ensino Profissionalizante na disciplina de Língua Inglesa. O habilitado na Segunda Licenciatura em Letras – Inglês também tem a opção de trabalhar como professor de ensino superior, para isto, o interessado deve fazer cursos de pós-graduação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículos e Desafios Contemporâneos.
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
Inglês
Fonética e Fonologia do Inglês
Morfologia da Língua Inglesa
Fundamentos de Inglês
Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês
Letras – Libras
Objetivo
Formar professores capacitados para lecionar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A licenciatura em Letras – Libras apresenta práticas educativas para o ensino da língua brasileira de sinais, visando a inclusão de pessoas com deficiência auditiva na educação. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
O curso de Licenciatura em Letras – Libras prepara o profissional para atuar como professor da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, nas Séries Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na Educação Superior.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Ensino e da Aprendizagem Grupo 1 50 15 65 Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Currículo e Didática na Educação dos Surdos
Políticas e a Educação de Surdos no Brasil
Aquisição da Língua de Sinais para Surdo como L1
Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1
Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L2
Letras – Português
Objetivo
O curso de Segunda Licenciatura em Letras – Português – Visa ampliar a área de atuação do professor, habilitando-o para atuar na docência, na educação básica, fornecendo ferramentas necessárias para conhecer a realidade educacional e seus respectivos atores pedagógicos, buscando a excelência na educação.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura.
O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular!
A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Área de Atuação
A crescente necessidade de profissionais em instituições de ensino, em decorrência da população em idade escolar e a falta de professores habilitados nas escolas segundo dados do Conselho Nacional de Educação (CNE), faz com que as oportunidades para o professor licenciado estejam em constante expansão. Além de atuar como docente, o licenciado também pode trabalhar em projetos educativos.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículos e Desafios Contemporâneos
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
Português
Comunicação e Expressão
Metodologia do Ensino da Linguagem
Conteúdo e Metodologia da Língua Portuguesa
Fundamentos da Língua Portuguesa
Matemática
Objetivo
Você licenciado em qualquer área do conhecimento, conte conosco para dar o próximo passo na sua carreira.
O aluno do curso de Licenciatura em Matemática se aprofundará na capacidade de interpretar, formular e resolver problemas em situações diversas, pois a Matemática é a ciência que ajuda a desenvolver o raciocínio para se chegar ao conhecimento por meio de símbolos e relações entre quantidade e espaço.
Na Licenciatura, você receberá uma formação voltada a questões didáticas e metodológicas para que seus alunos saibam que a Matemática é a melhor linguagem para modelar e descrever a natureza e transformar essas observações em equações.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura.
O curso de segunda Licenciatura em Matemática é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular!
Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Área de Atuação
Ao concluir este curso você poderá atuar como pesquisador e professor de Matemática no Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), no Ensino Médio e/ou no Ensino Técnico em escolas públicas e particulares, ambientes promissores para despertar a curiosidade e a capacidade de compreender as situações matemáticas, bem como os processos de evolução de atividade humana.
O salário base por mês na rede pública de ensino no estado de São Paulo é de R$ 1.551,00 (24 horas semanais) a R$2.585,00 (40 horas semanais), Escolas Particulares (Ensino Médio): de R$ 1.200,00 à R$ 3.600,00, Universidades Federais (com doutorado): de R$ 8.639,50 à R$ 17.057,14.
Existem também boas oportunidades em: centros de processamento de dados, empresas públicas ou privadas, produção de materiais didáticos, produção de material pedagógico, desenvolvimento de aplicativos e softwares aplicados a educação.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículos e Desafios Contemporâneos
Metodologias para Aprendizagem Ativa
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
Prática Educativa do Pensamento Matemático I
Prática Educativa do Pensamento Matemático II
Conteúdo e Metodologia do Ensino da Matemática
Fundamentos da Matemática Elementar
Estatística
Pedagogia
Objetivo
Com a sua Segunda Graduação em Pedagogia, o profissional terá uma sólida formação profissional baseada em aspectos teóricos, metodológicos, humanos e políticos para que o Pedagogo atue de forma eficiente na docência da Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e de Educação Profissional, bem como gestor educacional (administração, inspeção, supervisão e orientação educacional) em espaços diversificados.
Público – Alvo
Portadores de Licenciatura.
O curso é realizado por meio de Aproveitamento de Estudos e a forma de ingresso é feita através da Comprovação com Diploma e Histórico de Curso Superior de Licenciatura, sem necessidade de vestibular!
A Matriz Curricular do Curso de Segunda Licenciatura está organizada de acordo com a Resolução CNE/CP 2 de 20/12/2019, republicada em 15/04/2020.
Área de Atuação
O campo de atuação do pedagogo é composto por docência na Educação Infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, além das áreas de gestão escolar (Coordenador, Diretor, Supervisor, dentre outros). Em decorrência do aumento da população em idade escolar, o mercado de trabalho nesta área está em constante expansão, necessitando de professores e gestores qualificados que possuam metodologias diferenciadas que contemplem e atendam às questões da diversidade na escola.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 1120 horas
Estrutura Curricular
Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Currículos e Desafios Contemporâneos
Metodologias para aprendizagem Ativa
Planejamento Escolar e Engajamento Profissional
Didática e Concepções Pedagógicas
Fundamentos da Educação
Alfabetização e Letramento
Conteúdo e Metodologia da Educação Infantil
Gestão Educacional
Química
Objetivo
O curso de Segunda Licenciatura em Química tem como objetivo garantir ao licenciado uma formação sólida e ampla, baseada na integração entre as áreas da Química, com competências, habilidades e posturas que permitem ao professor, aqui formado, plena atuação no ensino, na pesquisa e na extensão.
Público – Alvo
Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.
Área de Atuação
O Licenciado em Química poderá atuar em instituições públicas ou privadas no ensino fundamental, médio, profissionalizante, técnico e em cursinhos preparatórios para vestibular e concursos.
Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas
Estrutura Curricular
Libras
Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
Ensino e da Aprendizagem Grupo 1 50 15 65 Política e Organização da Educação no Brasil
Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
Fundamentos da Química Inorgânica
Fundamentos da Química Orgânica
Características e Funções de Elementos químicos
Fundamentos de Química Analítica
Ensino de Ensino de Química na Educação Básica