Dia da Escola e sua criação

Essa data foi instituída pelo Governo Federal e incluída no calendário brasileiro de comemorações e surge com o objetivo de conscientizar sobre a importância desse espaço, que atua na potencialização do aprendizado cognitivo e intelectual e ocupa o lugar das construções humanas e sociais ao longo de toda trajetória escolar.

Em 1549, os jesuítas chegaram ao Brasil com a Companhia de Jesus, comandada pelo padre Manuel da Nóbrega, e fundaram a primeira escola do Brasil na cidade de Salvador (BA). Eles tinham o objetivo de difundir a fé católica, assim, a missão deles aqui no Brasil envolvia a catequização dos índios.

Os padres jesuítas eram os grandes responsáveis pela educação nessa época, ensinavam escrita, leitura, matemática e a doutrina religiosa. Nesse contexto, uma das pessoas mais importantes no processo de estabelecimento da educação no território brasileiro foi o padre José de Anchieta.
Nessa época, as instituições de ensino existiam apenas para educar os homens brancos, seguindo uma proposta totalmente exclusivista e elitista.

Hoje, sabemos que as escolas são ambientes essenciais na formação das pessoas e na transformação de toda a sociedade. Por isso, o ideal é que não existam restrições e que todos possam aproveitar dos benefícios da convivência escolar, além de ter a oportunidade de aprender diariamente sobre assuntos específicos e valores humanos.

São inúmeras as possibilidades de comemoração do Dia da Escola. As abordagens podem considerar homenagens aos professores, aos funcionários e aos próprios alunos. Vale também aproveitar o ensejo para aproximar famílias, pais, responsáveis e toda a comunidade com a escola.
Como nem sempre há tempo disponível na rotina normal, as ocasiões especiais servem justamente para isso. Além do mais, é muito importante que as novas gerações cresçam dando valor à educação e com a consciência de que esse é um grande investimento para a vida.

Assim, celebrar o Dia da Escola é reconhecer seu valor. Nessa data, as instituições podem propor atividades diferentes, para não deixar que a ocasião passe em branco. Em muitos locais, esse é um dia de promover a integração de todos que convivem no mesmo espaço: professores, funcionários, alunos, pais etc.

Até Breve

Por: Victor Tarsitano