
Cursos Especiais EAD
Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual
Objetivo
O curso pretende formar um profissional com competência para selecionar os recursos e as estratégias adequadas ao ensino dos alunos com deficiência intelectual, nos contextos comuns e especiais de ensino, assim como implementar as adaptações curriculares necessárias. Além disso, promove o estudo das relações interpessoais e das habilidades sociais, no contexto da inclusão desse aluno na escola e na sociedade. Adicionalmente, possibilita ao aluno do curso compreender e analisar criticamente as atuais políticas educacionais para a área da Educação Especial, bem como, estudar temas específicos relacionados à pessoa com deficiência intelectual.
Público – Alvo
Pedagogos, Licenciados em geral, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e outros profissionais com interesse na área da Educação Especial e da Educação Inclusiva, tanto no atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais como na gestão de instituições e de serviços especializados.
Área de Atuação
Formar profissionais capacitados para atuarem com alunos que apresentem deficiência intelectual, com mais comprometimento e consequentemente, atendido pelas instituições especializadas, enfatizando conceitos acerca da educação profissional e da comunicação alternativa.
Duração: Mínimo de 12 meses
Carga horária: 600 horas
Estrutura Curricular
Legislação Educacional – Aspectos Legais da Educação Especial
Desenvolvimento Humano e Aprendizagem
Neurociência e Aprendizagem
Práticas Pedagógicas e Educação Especial
Práticas Educacionais Voltadas aos Alunos com Deficiência Intelectual: Currículo, Metodologia e Avaliação
Relação Escola, Família, Comunidade e o Processo de Aprendizagem
Deficiência Intelectual e Mercado de Trabalho
Etiologia da Deficiência Intelectual
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Seminário I
Seminário II
Estágio
Metodologia Científica
Investimento
12x de R$161,60
Gestão Escolar
Objetivo
A Gestão Escolar tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um ambiente educacional que promova educação de qualidade focada em formar cidadãos éticos e responsáveis, desenvolvendo habilidades e competências que irão auxiliá-los nos desafios da vida pessoal e profissional. Para isso, o gestor escolar precisa estar preparado para os desafios da atualidade, entre eles a evasão escolar e a escolha de profissionais qualificados para compor o corpo docente da instituição da qual são responsáveis.
Público – Alvo
O curso destina-se aos alunos egressos dos cursos de licenciatura das diferentes áreas do conhecimento, pedagogos, professores das redes oficiais de ensino pública e privada, graduados interessados em formação continuada que pretendam se especializar em Gestão Escolar.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 12 meses
Carga horária: 1000 horas
Estrutura Curricular
Administração/gestão escolar: raízes históricas, culturais e políticas
Políticas públicas para a educação e a gestão escolar
Legislação e documentos legais: planejamento e prática nas instituições
educativas
Gestão educacional e organização escolar: estrutura da escola, direção, coordenação pedagógica e supervisão
Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas á gestão escolar
Aspectos teóricos e práticos da construção curricular
Educação e trabalho: formação profissional e competências necessárias
para o gestor
Pesquisa em gestão escolar: orientação do trabalho de conclusão de curso
O papel do gestor escolar: integração teoria e prática
Avaliação dos sistemas de ensino, avaliação institucional e da aprendizagem
Gestão, práticas democráticas e a integração com a comunidade: instâncias
representativas, relação com as família e a interação com a comunidade
local
Construção do projeto político-pedagógico e a concretização da democracia
na escola
Estágio supervisionado
Investimento
12x de R$212,00
LIBRAS com Ênfase em Tradutor e Intérprete
Objetivo
O Curso de Pós-Graduação em Libras com Ênfase e Tradutor e Intérprete têm como objetivo capacitar profissionais no estudo de Libras por meio dos conhecimentos básicos, intermediários e complexos da prática da Libras e dos estudo dos aspectos da abordagem bilíngue da escola e o papel do tradutor intérprete na escola inclusiva.
Público – Alvo
Profissionais de Educação, Fonoaudiologia e áreas direcionadas à Educação. Interessados em prestar o Pro libras ou em atuar na Educação Especial, como tradutores e intérpretes da rede pública estadual, municipal e federal.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 8 meses
Carga horária: 720 horas
Estrutura Curricular
Libras I – aspectos fonológicos e estrutura de sentenças Libras II – aspectos
morfológicos e sintáticos
Técnicas para interpretação de voz e linguagem corporal Técnicas de tradução e interpretação de Libras Português
Desenvolvimento e aprendizagem de alunos com deficiência auditiva
Psicologia da educação aplicada a surdos e expansão de vocabulário
Metodologia e didática do ensino superior Metodologia e prática do ensino de Libras
Fundamentos históricos e legais da educação inclusiva, biológicas e legais
da surdez
Estágio
Investimento
12x de R$161,60
Psicopedagogia Clínica e Institucional
Objetivo
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, visa oferecer amplos conhecimentos no entendimento das dificuldades de aprendizagem no contexto institucional, formando, assim, um profissional com visão crítica dos temas e questões da aprendizagem e dotado de posturas, atitudes e ações psicopedagógicas éticas que possam amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem.
Público – Alvo
O curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, destina-se a graduados de uma maneira geral, em especial pedagogos, psicólogos, professores, fonoaudiólogos, psicanalistas entre outros.
Área de Atuação
Área da Educação
Duração: Mínimo de 8 meses
Carga horária: 600 horas
Estrutura Curricular
Psicomotricidade e aprendizagem e distúrbios da aprendizagem
Introdução a psicanálise
Psicodiagnóstico (escola família e comunidade) / família e aprendizagem
Psicologia da aprendizagem/recursos tecnológicos aplicados à educação e metodologia e didática do ensino superior
Fundamentos da psicopedagogia
Estágio supervisionado em atendimento clínico /intervenção psicopedagógica: jogos simbólicos e estágio supervisionado em atendimento institucional/ supervisão pedagógica
Investimento
12x de R$113,33
Transtorno do Espectro Autista
Objetivo
O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde e educação sobre o transtorno do espectro autista.
Público – Alvo
Médicos e profissionais da saúde mental e educação.
Área de Atuação
Área da Saúde e Educação.
Duração: 12 meses
Carga horária: 600 horas
Estrutura Curricular
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva;
TGD e potencialização da aprendizagem;
Necessidades Educacionais de Alunos com Deficiência;
Diversidade e inclusão;
Metodologia e Didática do Ensino superior;
Estágio;
Construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista;
Avaliação diagnóstica;
Deficiência intelectual: transtorno do espectro autista (TEA);
Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física;
Transtorno do Espectro Autista (TEA);
Tecnologia assistiva e a família.
Investimento
12x de R$113,33