Educação Especial

Duração: Mínimo de 6 meses
Carga horária: 760 horas

12x
R$590,80

Objetivo

A educação especial contempla o direito de que pessoas com deficiência (física/ mental/ visual e pessoas com surdez), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham acesso ao ensino regular. É o objetivo principal da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que defende a ampla participação e aprendizagem desse público-alvo, em todos os níveis. E esse é o objetivo do curso, formar educadores que tenham uma formação específica e saibam identificar pontos fortes desses alunos, seus estilos de aprendizagem, níveis de motivação, bem como interesses e necessidades sociais.
Esta licenciatura fornece a você ferramentas necessárias ao ensino-aprendizagem em prol da inclusão e autonomia dessas pessoas em todas as áreas da sociedade.

Público – Alvo

Destinam-se a profissionais licenciados em qualquer área do conhecimento, que busquem ampliar suas áreas de atuação podendo lecionar em outra área de formação.

Área de Atuação

O profissional formado pelo Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial atuará na docência dos serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino básico, oferecidos na sala de recursos ou multifuncionais ou classes especiais, aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, atuando de forma transversal nos diferentes níveis de ensino.
Poderá atuar também em serviços de apoio pedagógico especializado, nas escolas de ensino regular, em parceria com os professores da classe comum, sob a forma de ensino colaborativo e orientações pedagógicas; na docência em instituições de ensino especial; atuar junto a equipes de ensino comum e/ou especial, em serviços de consultoria colaborativa; ou ainda na gestão escolar na instituição de ensino especial; em serviços de apoio pedagógico especializado, ofertados em classes hospitalares, nos serviços de ensino itinerante, nos serviços de ensino domiciliar.

-Libras
-Práticas de Ensino para a Educação Especial numa Perspectiva Inclusiva
-Currículos, didática e Práticas Avaliativas do Ensino e da Aprendizagem
-Política e Organização da Educação no Brasil
-Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena
-Psicologia da Educação e Teorias da Aprendizagem
-Multiculturalismo: Diferença, Diversidade e Identidade
-Educação em Direitos Humanos
-Organização e gestão de espaços escolares inclusivos
-Fundamentos Teóricos e Legais de Educação Inclusiva
-Práticas Educativas Inclusivas