O vestibular é criação brasileira.

Vestibular é uma palavra originada do latim “vestibulum”, que significa entrada.

Hoje, essa é uma das formas de ingrresso no ensino superior mais utilizadas no Brasil, mas nem sempre foi assim…

Até o início do século XX, apenas alunos de colégios renomados ocupavam vagas nas universidades brasileiras. Foi em 1911 que, o então Ministro da justiça e dos negócios, Rivadávia da Cunha Corrêa instituiu o vestibular no Brasil, devido à procura que ultrapassou os números de vagas disponíveis.

Os exames eram compostos por questões de língua portuguesa, língua estrangeira, ciências (matemática, química e física) e conteúdo do primeiro ano da faculdade, e aconteciam de forma escrita e oral.

Devido à presença das questões do primeiro ano dos cursos superiores, os alunos recorriam a aulas especiais para estudar as matérias específicas. Assim nasceram os cursinhos preparatórios para vestibular.

Nos anos 60, os exames das universidades federai aconteciam todos no mesmo dia, impossibilitando o aluno de concorrer a mais de uma vaga em universidades do país. Em 1970, com a criação da Comissão Nacional do Vestibular Unificado para regulamentar a seleção, os vestibulares passaram a acontecer em datas distintas e conter questões apenas do ensino médio.

Agora que você já sabe sobre a história da criação do vestibular, clique aqui e descubra as formas de ingressar nos cursos de primeira graduação da Faculdade ITEQ Escolas.

Até Breve!

Por: Kaíque Iengo