Pular para o conteúdo

20 de março – Dia do Contador de História

A data foi criada na Suécia, em 1991, para reunir os contadores e promover a contação de histórias em todo mundo.
Não é de hoje que essa prática existe, os contadores de histórias atuam há séculos. De certa forma, a evolução da humanidade está diretamente ligada a arte de contar histórias. É só lembrar que até a invenção da escrita, as tradições, conhecimentos e histórias eram passadas oralmente, de geração em geração. E mesmo depois, grande parte da população não sabia ler e escrever e recorria aos contadores de histórias para manter viva a cultura de sua família ou região.
Quem se lembra dos bardos, personagens de filmes e histórias medievais? Esses contadores de história tinham importância fundamental e estratégica. Durante as guerras na Idade Média, eles ajudavam a manter o vivo o espírito de batalha, através das descrições de vitórias dos aliados e derrotas dos inimigos.
Até mesmo parte do conhecimento científico e cultural foi repassado pelos contadores de história. Diversos processos, danças, rituais e comportamentos sobreviveram e chegaram aos nossos dias através da linguagem oral. Os contadores de histórias contribuíram até mesmo para a preservação de alguns idiomas.
Além disso, a função de contador de história está intimamente ligada ao universo lúdico. A importância dessa prática se dá pela construção de estímulos em relação à leitura e ao imaginário.
A contação possui vários objetivos. Quando ela é direcionada para as crianças, funciona como uma prática pedagógica. Assim, ajuda os pequenos a:
• Desenvolver o gosto pela leitura;
• Socializar;
• Trabalhar a criatividade e a imaginação;
• Desenvolver a linguagem oral;
• Compreender diferentes emoções.
Já no que se refere aos adultos, a contação pode ser aplicada para:
• Facilitar treinamentos empresariais;
• Entreter visitantes em um passeio turístico;
• Trabalhar a habilidade de oratória e autoconfiança.
Falando em mercado de trabalho temos Áreas e profissões que se beneficiam dessa formação:
– Professores de diversas áreas do conhecimento
– Profissionais de saúde
– Gestores interessados em impactar suas equipes
– Ao falar sobre religiões
– Idosos e cuidadores
– Guias de turismo
– Pessoas inibidas
Gostou do conteúdo? quer se aprofundar mais no tema e se tornar um profissional?
Faça nossa Pós-Graduação em A Arte de Contar história para mais informações e condições especiais entre em contato através do número 11-973552554.

Até Breve

Por: Victor Tarsitano

Gostou do Conteúdo? Compartilhe